Dúvidas Frequentas
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol.
Jejum de 8h a 12h conforme prescrição médica.
Jejum não obrigatório.
Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, num frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.
É a formação de hematoma, extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.
Jejum não obrigatório, não praticar relações sexuais no período de 48h, não realizar exame de toque no período de 48h, não realizar nenhuma atividade que possa alterar o resultado como: andar de bicicleta, andar a cavalo.
Abstenção de ejaculação (relação sexual, masturbação e ejaculação noturna) de 2 a 7 dias ou conforme orientação médica. Se for controle de vasectomia não é necessária a abstenção de ejaculação. A forma de coleta do material é por masturbação.